Há exatos 50 anos, o Aerosmith lançava Dream On como seu primeiro single; veja curiosidades sobre a música

Foto: Neal Preston/Corbis 

Música faz parte da lista das "500 canções que moldaram o rock and roll", do Rock and Roll Hall of Fame

Meio século, é esse o tempo que "Dream On", do Aerosmith, tem como single. Em 27 de junho de 1973 a banda lançava a canção como o primeiro single de seu álbum de estreia, o auto intitulado "Aerosmith".

Composta pelo vocalista Steven Tyler, "Dream On" chegou à posição 59 da Billboard Hot 100 naquele ano. Já em 1976, a música ocupou o top 10, chegando à posição de número 6 da Billboard Hot 100, quando foi relançada. O hit ainda faz parte da lista das "500 canções que moldaram o rock and roll", do Rock and Roll Hall of Fame

A voz real de Steven Tyler

"Dream On" foi composta por Steven Tyler quando ele ainda tinha apenas 14 anos. Em sua biografia “Does The Noise In My Head Bother You?”, lançada em 2011, Tyler conta que a ideia da canção surgiu quando ele ainda era criança, quando ouvia seu pai, Victor A. Tallarico, músico e pianista clássico, tocar o instrumento. "Eu cresci sob o piano, ouvindo e vivendo entras as notas de Chopin, Bach, Beethoven, Debussy... foi aí que a sequência de acordes de 'Dream On' veio à mente".

Foi em 1970, quando o Aerosmith já tinha sua formação com Joe Perry (guitarras), Tom Hamilton (baixo), Steven Tyler (vocais e teclados), Joey Kramer (bateria) e Ray Tabano (guitarras), substituído no ano seguinte por Brad Whitford (segunda guitarra), que Tyler mostrou aos companheiros de banda a música que trabalhava desde sua adolescência. Porém, nunca terminada.

Anos depois, a canção estava terminada, mas ainda havia uma questão a ser resolvida: os vocais. Por se tratar de uma balada, Tyler não queria que a banda soasse tão pesada, ou a música em si como as demais do Aerosmith. Em suas próprias palavras, o vocalista não queria que a canção ecoasse "plana". Sua ideia então foi colocar uma voz rouca, que casou perfeitamente com a melodia e as notas de piano.

Chamada de "rosnado áspero" por Steven Tyler, a técnica se tornou uma marca do vocalista e permitiu que ele fosse ele mesmo, como comentou na biografia "Walk This Way", lançada em 2003: "Mudei minha voz quando fizemos os vocais finais... 'Dream On" é o meu verdadeiro eu".

A letra

Como a própria letra diz, "Dream On" é sobre realizar seus sonhos e seus objetivos. Em resposta a críticos da época, Tyler foi enfático e direto: “É simples! É sobre sonhar até que seus sonhos se tornem realidade. É sobre a fome, o desejo e a ambição de ser alguém… essa música resume a merda que você atura quando está em uma nova banda. A maioria dos críticos revisou nosso primeiro álbum e disse que estávamos roubando dos Stones. ‘Dream On’ veio de mim, tocando piano quando eu tinha cerca de 17 ou 18 anos, e eu não sabia nada sobre como escrever uma música. Foi apenas um pequeno soneto que comecei a tocar um dia. Nunca pensei que seria uma música de verdade”.

Versões

Há uma versão de "Dream On" feita Ronnie James Dio vocalista das bandas Rainbow e Black Sabbath) e o guitarrista sueco Yngwie Malmsteen, no Tribute to Aerosmith, de 1999.

Já em 1988, Greg X. Volz (ex-vocalista da banda Petra) regravou o clássico do Aerosmith em seu segundo álbum solo, Come Out Fighting.

"Dream On" vai além do rock. Em "Sing for the Moment", música do rapper Eminem, do álbum "The Eminem Show", contém um sample da canção. Ela foi incluída na coletânea Curtain Call: The Hits, lançada em 2005.

Já nas telas, a música foi cantada pelos atores Matthew Morrison e Neil Patrick Harris no episódio "Dream On", da série Glee, exibido nos Estados Unidos em 18 de março de 2010. O single foi incluído na trilha sonora da série, intitulada "Glee: the Music, Volume 3: Showstoppers".

Há ainda uma versão da música pela banda gótica The Mission U.K. E em 2007, ela chegou aos vídeo games com a regravação da própria banda para o jogo Guitar Hero: Aerosmith.

Postar um comentário

0 Comentários