Pearl Jam: 23 anos da tragédia que matou 9 pessoas no festival de Roskilde, na Dinamarca

Reprodução 

Banda cogitou aposentadoria; depois, ficou 6 anos sem tocar em festivais

Há exatos 23 anos o Pearl Jam vivia o pior momento de sua carreira. Era 30 de junho de 2000, quando a banda subia no palco do festival de Roskilde, na Dinamarca, para tocar para um público de mais de 50 mil pessoas. No entanto, o show durou apenas 45 minutos e o que veio depois marcaria o grupo e seus fãs pelo resto de suas vidas.

Era uma noite fria e chuvosa e, durante "Daughter", o público avançou em direção ao palco por conta do baixo volume do som. O chão estava escorregadio e lamacento, e o resultado foi muitas pessoas caindo e sendo pisoteadas, ao mesmo tempo em que se afogavam na lama.

Após a demora em perceber que algo estava errado na plateia, a produção interrompeu a apresentação e Eddie Vedder, controlando a situação, pediu que o público se afastasse, dando passos para trás. “O que vai acontecer nos próximos minutos não tem nada a ver com música, mas é importante. Imaginem que eu sou seu amigo e você precisa dar um passo para trás para não me machucar. Vocês têm amigos aqui na frente. Eu vou contar até 3 e vocês darão 3 passos para trás”, disse o vocalista, que fez o pedido duas vezes.

Com a proximidade do palco livre, foi possível ter noção da tragédia: 8 pessoas haviam morrido e muitas outras estavam feridas. Uma nona vítima veio a falecer 5 dias depois em um hospital da cidade de Roskilde.

“Nunca falei com ninguém sobre Roskilde. Foi a experiência mais brutal que tivemos. Eu ainda estou tentando lidar com isso. Logo antes de irmos para realizar o show, recebemos um telefonema. Chris Cornell e sua esposa, Susan, tiveram uma filha naquele dia. E também um cara que cuidava do som teve que sair mais cedo, porque ele ia ter um filho. Aquilo me levou às lágrimas, eu estava tão feliz. Nós estávamos subindo no palco naquela noite com 02 novos nomes em nossas cabeças, mas em 45 minutos tudo mudou". - Eddie Vedder, setembro de 2000.

O Pearl Jam foi inicialmente considerado culpado pelo acidente, mas inocentado posteriormente. As acusações fizeram a banda cogitar, inclusive, aposentadoria. No entanto, Eddie Vedder, Jeff Ament, Stone Gossard, Mike McCready e Matt Cameron descidiram seguir juntos e, ao longo dos anos, prestaram todo tipo de assistência às famílias das vítimas. Alguns familiares, inclusive, se tornaram amigos dos músicos.

O álbum "Riot Act", de 2003, trouxe homenagens às vítimas na música "Love Boat Captain". O trecho "Lost 9 friends we'll never know... 2 years ago today" (Há dois anos, perdemos nove amigos que nunca conheceremos), é modificado pelo vocalista para expressar o tempo decorrido desde a tragédia.

"É estranho falar sobre amor tão abertamente, mas se não puder fazê-lo agora, quando será possível? O amor é um recurso que as empresas não conseguirão monopolizar. O que significa que ainda há esperança para os seres humanos", Eddie Vedder sobre Love "Boat Captain".


Carta do Pearl Jam em lembrança dos fãs

Hoje se completam 20 anos dessa tragédia e o Pearl Jam postou uma carta emotiva em seu website e uma comovente imagem, que vocês podem ver na capa desse artigo, em suas mídias sociais. Abaixo, a tradução (livre) dessa carta:


ROSKILDE

Vinte anos se passaram desde aquele dia

Um dia normal para um festival… show daqui a 5 horas. Esperando pela nossa vez

Eu mal me lembro…

Ensolarado, eu acho.

Lou Reed tocou, eu acho

Então, vento e chuva

Mas as coisas nunca mais foram as mesmas

Um acontecimento inesperado que mudou para sempre a vida de todos os envolvidos

Os 9 jovens que foram esmagados. A vida de suas famílias e de seus entes queridos que tiveram pesadelos recorrentes imaginando suas mortes e enfrentando a realidade de nunca poder vê-los outra vez. Cada pessoa presente naquele festival que testemunhou o que estava acontecendo e tentou fazer alguma coisa, talvez puxando alguém, ou apenas não tendo a menor condição de fazer algo…

E aqueles, como nossa banda, que sequer imaginaram que qualquer coisa de ruim pudesse estar acontecendo, até que fosse tarde demais.

Todos nós ali, uma eternidade, esperando para as notícias fossem diferentes.

20 anos depois, nossa banda tem mais 11 crianças, todas elas muito preciosas, e outros 20 anos entre nós.

Nosso entendimento sobre a gravidade da perda sentida pelos pais daqueles garotos vem aumentando exponencialmente, pois imaginamos nossos próprios filhos morrendo naquelas circustâncias de Roskilde em 2000.

É algo inimaginável, mas está lá. Nosso pior pesadelo.

Nossos corações ainda doem e sentimos nossos estômagos embrulhados ao lembrarmos daquelas preciosas vidas e de imaginarmos o que poderia ter sido feito, se… mas nada muda o que aconteceu.

Mas nossa dor é um milésimo da dor que se abateu sobre aquelas famílias… as mães e pais, irmãs e irmãos, melhores amigos…

Nosso profundo pesar e sinceros pedidos de desculpas àquelas famílias que perderam seus filhos naquele dia.

Aos irmãos e irmãs, avôs e avós e amigos, todos os que perderam esse bem tão precioso

Todo mundo falhou em entender o que podia ter sido feito melhor naquelas horas antes e nos dias após a tragédia. O festival, a mídia, incluindo a nós mesmos. Nós nos acuamos e ficamos irritados quando muitos relatos apontavam o PJ como responsáveis. O que falamos e fizemos era somente para ajudar naquele momento. Nos escondemos e esperamos que não fosse nossa culpa. Desde então temos feito tudo o que podemos para ajudar.

Nos encontramos com algumas das famílias durante esse tempo. Com algumas, criamos um forte senso de amizade.. compartilhando e apoiando uns aos outros. Com outras, não sabemos.

Aqueles jovens amavam a PJ e só queriam chegar mais perto. Esse era o ponto que conectava a todos que faleceram. Esperamos que nós nunca venhamos a saber o que significa sentir essa dor. Esperamos.

Estaremos para sempre escuridão da sua dor e perda e aceitamos ficar nas sombras e somos gratos que nos permitam compartilhar esse espaço sagrado. Um espaço criado pela ausência de 9 jovens rapazes.

Declaração de Pearl Jam, escrita por Stone Gossard

Postar um comentário

0 Comentários