![]() |
| George Harrison, Ringo Starr, Paul McCartney e John Lennon: Beatles em 1967 |
Canção criada nos anos 1970 chega em 2 de novembro; Documentário de 12 minutos será lançado no YouTube da banda um dia antes e videoclipe no dia 3
Os Beatles anunciaram uma música inédita após mais de 4º anos do início de sua gravação. “Now and Then” será lançada no dia 2 de novembro, com videoclipe no dia seguinte. Em 1° de novembro chega ao YouTube da banda um documentário de 12 minutos sobre o processo de criação e gravação da canção.
“Now and Then”, que também dá nome ao curta, começou a ser produzida na década de 1970 por John Lennon. Assassinado em 1980, o músico é o responsável pela composição e vocais da canção.
Chamada pelo grupo britânico de “a última música dos Beatles”, a faixa teve seu processo de criação desenvolvida ao longo das últimas décadas pelo outros três integrantes da banda: Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. A guitarra de Harrisson foi gravada em 1995, seis anos antes de seu falecimento por câncer no pulmão.
![]() |
| Obelisco de São Paulo ganha projeção da última música dos Beatles — Foto: Divulgação |
A história de “Now and Then”
John Lennon gravou “Now and Then” nos anos 1970 em seu apartamento em Nova York. Em 1994, 14 anos após a morte do cantor, Yoko Ono (viúva dele) entregou a gravação para Paul, George e Ringo. A sessão tinha ainda as demos de "Free As A Bird" e "Real Love", que foram lançadas no projeto "The Beatles Anthology".
O trio completou o material com as gravações individuais de cada um, mas a canção teve de ser arquivada, pois não foi possível extrair a voz de Lennon com qualidade suficiente com a tecnologia disponível até então. Agora, com o avanço tecnológico, a banda contou com a colaboração do diretor de cinema Peter Jackson, que comandou a produção da série documental "The Beatles: Get Back", para extrair a voz de Lennon de uma fita cassete, separando-a do piano com a ajuda da Inteligência Artificial.
"Descobrimos que a voz de John era clara como um cristal", disse Paul McCartney ao falar sobre o processe de produção da música. "É muito comovente e todos nós tocamos nela, é uma verdadeira gravação dos Beatles", acrescentou o músico de 81 anos.
“Foi o mais perto que chegamos de tê-lo de volta na sala, então foi muito emocionante para todos nós”, afirmou Starr. "Era como se John estivesse lá, você sabe. É muito distante."
"Now and Then", cuja demo já contava com a adição da guitarra elétrica e violão de George Harrison de 1995, foi concluída em 2022 no Los Angeles Studios, com a bateria de Starr, e o piano e baixo de McCartney, além de vocais de ambos os Beatles.
O curta ‘Now and then’ trará toda a história por trás da música, com depoimentos exclusivos de Paul McCartney, Ringo Starr, George Harrison, Sean Ono Lennon e Peter Jackson.
Além da música inédita 53 anos após o fim do grupo, a banda anunciou, também, uma nova mixagem da histórica música "Love me do", single de estreia dos Beatles, lançado em 1962, e o relançamento dos álbuns "The Beatles 1962-1966", conhecido como "The Red Album", e o "The Beatles 1967-1970", conhecido como "The Blue Album".
Lançados em 1973, os discos são compilados de toda a carreira dos Beatles. A revista Rolling Stone os descreveu como "indiscutivelmente os álbuns de maiores sucessos mais influentes da história".


0 Comentários