Exposição no MASP discute a visão de Paul Gauguin sobre o outro

Foto: João Musa

São 40 obras da época em que o artista atuou no Taiti que mostram a visão de um homem branco e europeu sobre a região

O MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand deu início nesta sexta-feira à exposição "Paul Gauguin: o outro e eu". A mostra discute de maneira crítica a relação do artista nascido em Paris com a exotização do "outro", evidenciados eu seus trabalhos feitos no Taiti. São 40 obras, entre pinturas e gravuras, além de um catálogo com ensaios inéditos e 151 imagens.

Gauguin ficou famoso por sua atuação no Taiti, onde fez suas pinturas mais conhecidas, com representação das paisagens do lugar, de seu povo e seus costumes. "Apesar de muitas vezes terem sido tomadas por reproduções fiéis da Polinésia Francesa, essas obras carregam em si as fantasias que um homem branco e europeu tinha de uma região considerada paradisíaca, intocada pela ‘civilização’ europeia”, analisam os curadores Fernando Oliva e Laura Cosendey.

A exposição é a primeira no Brasil a abordar de maneira crítica o modo problemático como os conteúdos do artista pós-impressionista reforçaram um imaginário sobre o "outro". Na obra "Autorretrato (perto do Gólgota)", de 1896, adquiride pelo MASP em 1951, Gauguin sintetiza e faz transcender o próprio tema do “outro e eu”, ao retratar-se com características semelhantes à figura de Jesus, com cabelos longos e túnica, e localizado próximo ao calvário, como enunciado no título da obra. Soma-se a esses elementos o seu “perfil inca”, sempre demarcado em seus autorretratos, acentuando os traços retos de seu nariz -- identidade reivindicada por ele, que não se identificava como um típico artista parisiense.

SERVIÇO

Paul Gauguin: o outro e eu

Curadoria: Adriano Pedrosa, diretor artístico, MASP; Fernando Oliva, curador, MASP;

Laura Cosendey, curadora assistente, MASP

1° andar

De 28 de abril a 6 de agosto de 2023


MASP — Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

Avenida Paulista, 1578 -- Bela Vista

01310-200 São Paulo, SP

Telefone: (11) 3149-5959

Horários: terça grátis, das 10h às 20h (entrada até as 19h); quarta a domingo, das 10h às 18h (entrada até as 17h); fechado às segundas

Agendamento on-line obrigatório pelo link MASP ingressos

Ingressos: R$ 60 (entrada); R$ 30 (meia-entrada)

Postar um comentário

0 Comentários