MIS realiza mostra de filmes gratuita em homenagem aos 90 anos da atriz Léa Garcia

Divulgação 

Sessões com temáticas antirracistas acontecerão nos dias 25 e 26 de fevereiro

O Museu da Imagem e do Som (MIS) fará no próximo fim de semana uma mostra de filmes gratuita em homenagem a atriz Léa Garcia, que completa 90 anos no próximo dia 11 de março.

Ao longo do sábado (25) e do domingo (26) longas nos quais a renomada atriz brasileira participou serão transmitidos no museu. Confira a programação abaixo.

Ativista na luta antirracista e figura fundamental na busca por igualdade nos palcos, Léa dedicou mais de 70 anos à atuação, seja no teatro, como no papel da vilã Rosa, seja em novela, a exemplo de “Escrava Isaura” ou, ainda, no cinema, onde se destacou na atuação como Serafina, na versão moderna da lenda de "Orfeu", ambientada no Rio de Janeiro durante as festividades do Carnaval. 

Atriz, diretora e ativista política, Léa Garcia contribuiu de maneira ímpar para a cultura brasileira. Foi indicada ao prêmio de "Melhor Interpretação Feminina" em Cannes, em 1988, por seu papel em “Orfeu negro” e, em 2004, recebeu o Kikito, o símbolo e prêmio máximo concedido no Festival de Gramado, um dos mais importantes e reconhecidos do cinema brasileiro. Na ocasião, Léa foi premiada como "Melhor Atriz" por sua atuação no filme “Filhas do vento”, junto a Ruth de Souza, Thais Araújo e Thalma de Freitas.

Serviço

25.02 - SÁBADO

14h | Orfeu negro 

(dir. Marcel Camus, Brasil/Itália/França, 1959, 100 min, livre) 

Assustada após notar a presença de um homem misterioso que a seguia, Eurídice foge de sua terra natal para se refugiar com seu primo no Rio de Janeiro. Lá conhece um jovem chamado Orfeu, que conquista o seu amor com lindas canções em forma de samba ao som de seu violão.   

16h | Um dia com Jerusa 

(dir. Viviane Ferreira, Brasil, 2021, 74 min, livre) 

Silvia é uma jovem que trabalha com pesquisa de público para uma marca de sabão em pó. Ao bater na porta de Jerusa é surpreendida com respostas nada convencionais, e o diálogo a leva a compreender a vida de outra maneira, menos rápida e menos quantitativa. Jerusa compartilha suas experiências e memórias com Silvia, e as duas compartilham um sentimento de ancestralidade. 

18h | Filhas do vento 

(dir. Joel Zito Araújo, Brasil, 2004, 85 min, 12 anos) 

As irmãs Cida e Jú se reencontram no enterro do pai, após 45 anos separadas. As mágoas deixadas pelo severo pai ainda não foram esquecidas. 


 26.02 - DOMINGO

14h | Ganga Zumba 

(dir. Cacá Diegues, Brasil, 1963, 100 min, 14 anos) 

Ganga Zumba, neto do rei dos Palmares, Zumbi, nasceu na senzala. Ao fugir do cativeiro e tornar-se líder do Quilombo dos Palmares, ele vai tomando contato com a história das lutas e dos problemas de seu povo. 

16h | Filhas do vento 

(dir. Joel Zito Araújo, Brasil, 2004, 85 min, 12 anos) 

As irmãs Cida e Jú se reencontram no enterro do pai, após 45 anos separadas. As mágoas deixadas pelo severo pai ainda não foram esquecidas.

O ingresso é gratuito e deve ser retirado com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS.

LOCAL

Museu da Imagem e do Som (MIS)

Av. Europa, 158, Jd. Europa - São Paulo - SP, Brasil

CEP 01449-000

Postar um comentário

0 Comentários