![]() |
Divulgação |
Disco pioneiro do heavy metal carrega curiosidades como ter sido gravado em apenas um dia; veja outros detalhes
Foi em uma sexta-feira 13, mais especificamente na de fevereiro do ano de 1970, que o Black Sabbath decidiu lançar seu primeiro disco, o homônimo "Black Sabbath", gravado em apenas um dia, em 16 de outubro de 1969. E essas são duas de algumas curiosidades do álbum que completa 53 anos nesta terça-feira (13).
"Entramos no estúdio e fizemos tudo num dia só: tocamos nosso repertório daquele tempo e pronto. Achamos até que um dia era tempo demais [para gravar um disco], então viajamos no dia seguinte para tocar na Suíça por um cachê de 20 libras", palavras do guitarrista Tony Iommi.
Outra curiosidade é a existência de várias versões de "Black Sabbath, onde são encontradas variações no nome das canções. A versão europeia tem "Evil Woman" como a primeira faixa do lado B, enquanto a versão americana tem "Wicked World". Já a versão remasterizada de 1996 tem as duas.
Ainda que não tenha chamado tanta atenção no começo, a obra ganhou destaque ao longo dos anos, sendo considerada a pioneira do heavy metal e conquistando dois discos de ouro e um de platina.
Entre outras conquistas de "Black Sabbath" estão: número 31 na lista "100 Greatest Heavy Metal Albums of All Time" da revista Kerrang!, em 1989, e reconhecimentos na Revista Rolling Stone.
Pela segunda publicação ele foi o número 238 da lista The 500 Greatest Albums of All Time, em 2005; e o 243 em uma nova edição da lista em 2012. Também pela Rolling Stone "Black Sabbath" ficou em 44º na lista de 100 Best Debut Albums of All Time, com a faixa-título descrita como "definiu o som de milhares de bandas". Por fim, a revista o elegeu o 5º melhor álbum de metal de todos os tempos.
0 Comentários