Jimi Hendrix: músico foi preso e banido de emissora britânica em dias 4 de janeiro de dois anos seguidos

Foto: Wikimedia Commons 

 Guitarrista colecionou polêmicas durante a carreira artística

Jimi Hendrix estourou na vida artística como músico na década de 1960 e, como bom rock n' roll da época, o guitarrista colecionou agumas polêmicas durante a carreira. O mais curioso é que duas delas, bem famosas por sinal, aconteceram em dias 3 de janeiro de dois anos seguidos.

Famoso por sua irreverência, simpatia e habilidade com a guitarra em cima do palco, Hendrix passou a extravagar conforme ganhava notoriedade e fama no mundo da música. Prisões, banimentos, álcool e drogas fizeram parte da lista de polêmicas do artista.

Jimi Hendrix e as brigas

A primeira polêmica envolvendo o astro em dia 4 de janeiro, aconteceu na Suécia, em 1968. Ainda que não existam registros, o episódio é famoso e ficou marcado na história pelo tamanho do problema causado pelo artista.

Jimi Hendrix estava em turnê pela Suécia e acredita-se que, em uma das noites da parada pelo país, o lendário guitarrista se envolveu em uma enorme briga com o baixista Noel Redding.

O conflito tomou proporções inimagináveis e Hendrix, nervoso e incontrolável, acabou destruindo o quarto de hotel onde ele e sua banda estavam hospedados. O saldo disso tudo para Jimi foi passar a noite na cadeia como punição.

Banido da BBC do Reino Unido

Recuperado dos problemas na Suécia, Jimi Hendrix viajou para o Reino Unido 1 ano depois para participar do Happening for Lulu, apresentado pela cantora Lulu. O evento era gigante e a transmissão era feita pelo famoso canal de notícias BBC.

Durante a tão aguardada apresentação, contudo, o guitarrista decidiu improvisar, deixando toda a diretoria da maior emissora de TV do país furiosa.

Jimi, com toda sua coragem e autoridade que tinha, decidiu interromper a música “Hey Joe” para fazer um pronunciamento, pegando todos de surpresa. Em cima do palco, ele anunciou que queria “parar de tocar esse lixo [de canção] e dedicar uma música ao Cream”.

Em seguida, Hendrix mencionou os nomes de Eric Clapton, Ginger Baker e Jack Bruce e começou a cantar uma versão de “Sunshine of Your Love” para homenagea-los. A transmissão foi interrompida imediatamente e, como castigo, Hendrix e sua banda foram banidos da BBC.

Assim, Jimi Hendrix marcou o dia 4 de janeiros, em anos diferentes, para toda a história da música.

Jimi Hendrix na fatídica apresentação na BBC / Crédito: Divulgação 

Postar um comentário

0 Comentários