Lasse Wellander, guitarrista do ABBA, morre aos 70 anos

Divulgação 

Músico ajudou a criar o hit “Mamma Mia!”

Lasse Wellander, guitarrista do ABBA, morreu na sexta-feira (7), aos 70 anos. De acordo com a família, o músico enfrentava uma luta contra o câncer.

“É com uma tristeza indescritível que temos que anunciar que nosso amado Lasse faleceu”, comunicou a página do Facebook do artista sueco. “Lasse recentemente adoeceu no que acabou por ser um câncer disseminado e na manhã da Sexta-Feira Santa ele faleceu, cercado por seus entes queridos.”

Nas redes sociais, o ABBA publicou: “A importância de sua criatividade no estúdio de gravação, bem como seu trabalho de guitarra sólido no palco, foi imensa. Lamentamos sua morte trágica e prematura e lembramos as palavras gentis, o senso de humor, o rosto sorridente e o brilho do homem que desempenhou um papel tão importante na história do ABBA. Ele fará muita falta e nunca será esquecido”.

Wellander se juntou ao ABBA em 1974, quando Benny Andersson e Björn Ulvaeus procuravam por um músico de estúdio para algumas gravações, mas as sessões se tornariam uma grande colaboração e o guitarrista participou e foi creditado em todos os álbuns lançados entre 1975 e 1981, além de ter tocado nas turnês da banda neste período. A parceria resultou ainda na gravação das trilhas sonoras de "Mamma Mia!" (2008) e "Mamma Mia: Lá Vamos Nós de Novo" (2018).

Após o fim do grupo, Wellander seguiu com trabalhos de colaboração com outros músicos suecos e gravou sete álbuns solo. Ele voltou a tocar com o ABBA quando o grupo se reuniu, quase 40 anos depois, para gravar o álbum "Voyage", de 2021. Na ocasião, o guitarrista colaborou em 8 das 10 faixas do disco.


Postar um comentário

0 Comentários