Kurt Cobain e Layne Staley: as coincidências na vida dos vocalistas, mortos em 5 de abril

Kurt Cobain (esq.), do Nirvana, e Layne Staley (dir.), do Alice In Chains 

Músicos não eram amigos próximos, mas se conheciam bem

O dia 5 de abril é uma data de luto para o movimento grunge. Tudo começou com a morte de Kurt Cobain, vocalista do Nirvana, há exatos 29 anos, em 1994. Em 2002, oito anos depois e há exatos 21 anos, a data mais uma vez entrou para a história de maneira triste, com a passagem de Layne Staley, vocalista de Alice in Chains e do Mad Season.

Apesar da curiosidade com o dia de morte, as coincidências entre os vocalistas não param por aí, e nem todas são das melhores, mas vamos começar por elas. Além de liderarem duas das maiores bandas dos anos 1990, ambas da mesma cena musical, Kurt e Layne nasceram em 1967 e abominavam quaisquer tipo de preconceito.

Kurt Cobain foi um nome atuante na luta contra a homofobia. O vocalista chegou a se declarar homossexual com o intuito de irritar os fãs preconceituosos do Nirvana. “Estou enojado com minha apatia e da minha geração, que deixa que continue e não enfrenta o racismo, o sexismo e a homofobia”, declarou o músico certa vez.

O último disco inédito da banda, “In Utero”, trouxe um libreto com mensagem contra qualquer tipo de discriminação em mais uma das atitudes de Cobain:

“SE VOCÊ É SEXISTA, RACISTA, HOMOFÓBICO OU BASICAMENTE UM IDIOTA, NÃO COMPRE ESSE CD. EU NÃO ME IMPORTO SE VOCÊ GOSTA DE MIM, EU ODEIO VOCÊ.”

Com relação a Layne Staley, a atitude mais emblemática do vocalista, lembrada orgulhosamente pelos fãs, foi a de socar um nazista durante um show do Alice in Chains, na Suécia, em 1993, durante a turnê do álbum "Dirt".

Na ocasião, Layne percebeu os gestos nazistas do cidadão, o chamou para o palco e, quando este subiu achando que cantaria ao lado do frontman, levou um soco na cara, voltando à plateia. Em seguida, o vocalista soltou um “morram, nazistas de merda” e continuou com o show. Veja o momento no vídeo abaixo.

Outra coincidência entre os ícones do grunge se trata de suas passagens pelo Brasil. Ambos se apresentaram no mesmo ano e no mesmo festival, o Hollywood Rock, de 1993.

Mesmo com essas proximidades, a dupla não tinha uma amizade tão estreita. Quando Kurt morreu, Layne disse em entrevista à revista Rolling Stone: "Kurt e eu não éramos os mais próximos dos amigos, mas eu o conhecia bem o suficiente para ficar devastado com a notícia de sua morte. Ele era uma pessoa tranquila, estava tão animado em ter uma filha."

O lado triste das semelhanças entre os dois contempla a dependência de heroína e as mortes trágicas. Cobain foi encontrado três dias após ter cometido suicídio em sua casa, em Seattle. Já Layne foi encontrado 15 dias após ter sofrido uma overdose de heroína e cocaína, na mesma cidade, em Washington, onde a cena da qual fizeram parte começou lá no final dos anos 1980 e que tomou conta das rádios e dos jovens muito graças ao talento e atitude da dupla.

Veja o momento em que Layne Staley soca um nazista



Postar um comentário

0 Comentários