Exército nas ruas, Santiago, Chile, entre 21 e 30/09/1973. Evandro Teixeira/Acervo IMS
Imagens foram capturadas por Evandro Teixeira, um dos principais nomes do fotojornalismo brasileiro
O InstituTo Moreira Salles inaugurou uma exposição do fotógrafo Evandro Teixeira, com imagens tiradas durante as ditaduras militares no Chile e no Brasil. Com entrada gratuita, a exposição "Evandro Teixeira, Chile 1973" apresenta as fotos capturadas por Evandro durante a cobertura do golpe militar no Chile, em 1973, com destaque para os registros do enterro do poeta Pablo Neruda.
Entre outras imagens impactantes feitas no país andino estão o Palácio De La Moneda bombardeado e prisioneiros políticos no Estádio Nacional em Santiago. Além do Chile, a exposição traz imagens produzidas durante a ditadura militar brasileira, em um diálogo entre os contextos históricos dos dois países.
A mostra reúne cerca de 160 fotografias em preto e branco, livros, fac-símiles e outros objetos, como máquinas fotográficas e crachás de imprensa. Em monitores dispostos pelo espaço expositivo, também são apresentados trechos de filmes que documentam os períodos, como "Setembro chileno", de Bruno Moet, e "Brasil, relato de uma tortura", de Haskell Wexler e Saul Landau.
Um dos principais nomes do fotojornalismo brasileiro, Evandro Teixeira (1935) atuou na imprensa por quase seis décadas, sendo 47 anos no Jornal do Brasil, veículo por qual foi correspondente no Chile. Ele viajou para o país no dia seguinte ao golpe militar de 11/9 que levou à morte do presidente eleito Salvador Allende.
Entre as imagens produzidas nesse período, o registro mais importante feito pelo fotógrafo, que ele mesmo considera um dos marcos de sua carreira, foi o da morte e enterro do poeta Pablo Neruda, que você pode conferir abaixo.
![]() |
Enterro do poeta Pablo Neruda no Cemitério Geral de Santiago, Chile, 25/09/1973. Evandro Teixeira/Acervo IMS |
SERVIÇO
Exposição Evandro Teixeira, Chile 1973
Abertura: 21 de março
Visitação: até 30 de julho
6º andar
IMS Paulista
Entrada gratuita
0 Comentários