Álbum marcou união e espírito colaborativo da banda
Para celebrar os 25 anos do álbum "Yield", o Pearl Jam lançou uma versão em HD do videoclipe de "Given to Fly", um dos maiores sucessos da banda.
Lançado em 3 de fevereiro de 1998, o disco marcou o retorno da banda grunge às suas origens. No entando, apesar do sucesso e das críticas positivas que recebeu, "Yield" foi o primeiro álbum do Pearl Jam a não alcançar o topo da Billboard 200, chegando ao posto de número 2 da parada.
Outro fator que marcou o disco foi a união da banda em torno de sua produção, totalmente colaborativa. Pela primeira vez o vocalista Eddie Vedder recebia o apoio de seus companheiros na produção de letras e rifs.
Após a gravação do seu antecessor "No Code", de 1996, o grupo quase chegou ao fim devido ao péssimo relacionamento entre os membros, conforme o baixista Jeff Ament revelou em entrevista: "Nós éramos péssimos comunicadores entre nós e poderíamos ter acabado com a banda ali mesmo, pois muita coisa não estava sendo dita".
Com o enorme sucesso e presença confirmada nas turnês do Pearl Jam, "Yield" resgatou não só a banda, mas também a cena de Seattle, o grunge. Na época Soundgarden tinha encerrado suas atividades e o Alice in Chains encontrava-se em um hiato sem precedentes devido à saúde cada vez mais debilitada de seu vocalista Layne Staley.
Outro fato que marcou o disco na história do Pearl Jam foi o lançamento do clipe da música "Do the Evolution", algo que o grupo não fazia desde seu segundo álbum, "Versus" (1993).
0 Comentários